O QUE ME MOTIVA

Procuro esgalfetadamente transmitir e debater opiniões

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A OXIDAÇÃO DO FERRO

Pois é, o prémio Nobel da Química foi este ano atribuído ao Alemão Gerhard Ertl por estudos realizados na área da Química de superfícies, os quais, entre outras coisas, vêm ajudar a perceber os mecanismos fisico-químicos que facilitam a oxidação do ferro!!!

A oxidação do ferro!!! Algo tão tangível, que tão banalmente ocorre perante nós e que parece uma pequena brincadeira de crianças.

Estes factos permitem-nos perceber o quanto ainda temos que conhecer! No mais pequeno dos recantos de qualquer área de investigação, podem estar grandes enigmas que não se comparam com a origem do universo apenas porque nos estão mais "à mão".

As frentes científicas são muito vastas e muito embora a força e intensidade da moderna investigação aumente exponencialmente, temos que ser humildes perante a realidade da natureza.

Não quero com isto falar do tal ser místico que no espírito da maioria das pessoas, criou tudo quanto vemos mas sim, da realidade nua e crua de tudo o que nos rodeia, do seu funcionamento e das dificuldades inerentes à tentativa de perceber como tudo isto encaixa, independentemente de como chegou até nós, pois isso provavelmente manter-se-á aprisionado na fé de cada um, pessoal e intransmissível.

Mano João

1 comentário:

Betty disse...

Pois!! Mas de acordo com globalização e a diminuição de massa crítica dos investigadores, o que permiou foi a falta de originalidade!!! A investigação de porque é que é que o cabelo caí, por rídiculo que seja deve continuar!!!
Jocas Liga nome a três meninas